Qualquer pessoa que possa se comunicar e seguir instruções pode passar pela Hipnoterapia. Crianças a partir dos 6 anos de idade estão perfeitamente aptas para isso.
Cada profissional traça seu perfil de comunicação com a criança, mas geralmente tudo é feito de forma lúdica, muitas vezes sem a necessidade de um “estado transe hipnótico”, as vezes nem mesmo é necessário fechar os olhos. Isso porque, a criança já vive um mundo de fantasias, tem uma ótima imaginação e também porque a criança ainda está desenvolvendo seu fator crítico e aceita mais facilmente sugestões diretas ao subconsciente.
As crianças respondem mais facilmente ao tratamento em comparação aos adultos, pois não tentam racionalizar as informações, os aprendizados, e estão “abertos” para a ressignificação de traumas ou situações negativas que tenham desencadeado o problema.
A Hipnoterapia empodera a criança, lhe proporciona encorajamento, auto-estima, resiliência (aprender a lidar com frustrações e emoções). É grande aliada no tratamento de fobias, ansiedade, isolamento social, problemas de comunicação, timidez, luto entre outras questões.