Este é um assunto um tanto polêmico e delicado pois remete a crenças religiosas e espirituais. Porém o processo que se dá através da hipnose nada tem a ver com religiosidade ou espiritismo.
Todos podemos passar pelo fenômeno da regressão de vidas passadas, até mesmo sem crer na reencarnação. O que importa não é a crença e sim o resultado da terapia feita através desta técnica.
Um mergulho de vivência em uma época muito antiga, em outra década, outro século ou até mesmo em outro milênio, por si só já é uma experiência única.
Podemos acessar memórias de não apenas uma, mas de várias vidas passadas, tendo experiências totalmente diferentes em cada uma delas. Até hoje não existe um consenso de como memórias de vidas passadas podem ser acessadas. Existem três hipóteses, e acreditem ou não, todas já tiveram comprovação:
-Hipótese Espiritual: realmente existe reencarnação e vidas passadas.
-Hipótese Psicológica: as memórias de vidas passadas são criações de nossa mente para explicar ou significar algo.
-Hipótese Científica: também chamada de Hipótese de Memória Celular sugere que temos a capacidade de herdar geneticamente memórias de nossos antepassados.
O livro “Muitas vidas, muitos mestres” de Brian Weiss é uma ótima indicação para quem deseja saber mais sobre o assunto.