A SII (Síndrome do Intestino Irritável), é sim um conjunto de sintomas fisiológicos, ou seja, é caracterizada por uma maior sensibilidade do intestino à certos alimentos.
Porém a SII tem uma enorme relação com estados emocionais alterados, e está ligada diretamente ao desenvolvimento de transtornos mentais como a ansiedade, o pânico a depressão e a agorafobia.
Não é novidade que o Intestino é conhecido como o nosso segundo cérebro, isso porque possui milhares de neurônios e é responsável pela produção de muitos neurotransmissores em especial a Serotonina (95% dela é produzida no intestino).
Só este fato já é capaz de confirmar a enorme relação entre cérebro e intestino.
A conexão entre estes dois intrigantes órgãos se dá através do Nervo Vago, que faz o trabalho de enviar sinais e respostas de um para o outro, desta forma, um tem direta influência sobre a atividade do outro.
Já é conhecimento da Neurociência, que a serotonina atua diretamente na motilidade intestinal, além de auxiliar no controle hidroeletrolítico. Portanto, um desequilíbrio do mesmo neurotransmissor pode causar tanto uma diarreia como uma depressão.
Mas não é somente neste ponto que a SII e os transtornos mentais acima citados se relacionam.
A SII pode provocar diarreia instantânea, cólicas e fortes dores intestinais, assim como outros sintomas muito desagradáveis. Sintomas estes que afetam diretamente o emocional da pessoa portadora desta síndrome.
O medo, a vergonha, a insegurança de passar por algum episódio constrangedor ou mesmo de extremo mau estar, dificulta a vida social e produtiva.
Em decorrência disso, 80% das pessoas que sofrem da SII acabam desenvolvendo ansiedade, pânico e até mesmo depressão.
A Hipnoterapia pode ressignificar as situações traumáticas envolvendo a SII, assim como reprogramar a forma como o paciente encara este problema, libertando-os dos transtornos mentais decorrentes desta síndrome.