Tendo como principal característica a instabilidade emocional, o Transtorno de Personalidade Borderline, também conhecido como Transtorno Limítrofe, começa a apresentar seus sintomas na adolescência perdurando e acompanhando o indivíduo durante toda a sua vida.
As pessoas que sofrem deste transtorno são conhecidas por serem extremistas em seus sentimentos e emoções, tem reações emocionais desproporcionais aos fatos, estão sempre “ a flor da pele “ em suas emoções, sejam elas boas ou ruins.
Aquela pessoa que ama de mais, se apaixona facilmente, que sente raiva de mais, ciúme de mais, que exagera em suas ações e reações relacionadas aos sentimentos.
Qualquer frustração, decepção, oposição as suas ideias e pensamentos pode ser algo muito muito doloroso para um Borderline. Um sofrimento quase que mortal.
É por isso também ser comum que estas pessoas tenham reações agressivas e autoagressivas, tentativas de suicídio, envolvimento com vícios e comportamentos autodestrutivos.
Instabilidade de humor e de relacionamentos, impulsividade, insegurança em relacionamentos pessoais, medos inconscientes de abando ou rejeição, são as características mais comuns para diagnosticar um Transtorno de Borderline.
A principal modalidade de tratamento para este transtorno é a terapia. Não existem medicamentos específicos e os que são utilizados, apenas reduzem os sintomas, mas não tratam o transtorno.
A Hipnoterapia tem ação mais rápida e intensa na estabilidade emocional do paciente, além de atuar na prevenção de comportamentos agressivos e autodestrutivos.