Fobia é o medo exacerbado. O medo é uma emoção extremamente normal, e necessária para a nossa proteção e sobrevivência. O que o torna patológico é o excesso, que acaba dificultando a vida de quem sofre desta condição.
Dentro do grupo das FOBIAS, existem várias: fobia de cobra, aranha e outros animais, lugares fechados ou pequenos (elevador por exemplo), fobia de dirigir, de altura, de palhaço, de ficar sozinho, do escuro, entre outras muitas.
A FOBIA não surge do nada, não domina a mente de uma pessoa sem motivo algum. Ela tem seu início, seu fundamento, em algum momento traumático, envolvendo a “situação ou o objeto da fobia”. Este momento pode ter sido em qualquer fase da vida, quando era um bebê ou até mesmo quando ainda estava no útero de sua mãe.
Acontece que muitas das fobias não são geradas a partir de um único contato, mas sim de outros posteriormente, tornando o medo mais forte, até transformá-lo numa fobia. O grande problema é que depois de instalada esta programação no subconsciente, não é mais necessário o contato propriamente dito com a “situação ou objeto da fobia”, basta imaginar, se aproximar, ou ir a algum lugar que lembre ou que tenha risco daquele “objeto” aparecer, então o cérebro automaticamente dispara a mensagem de perigo e todos os sintomas do mecanismo de “luta ou fuga” acontecem.
A HIPNOTERAPIA através da regressão aos momentos traumáticos, consegue ressignificar estas situações e dessensibilizar o paciente em frente à “situação ou objeto fóbico”.