As principais dificuldades que afetam as mulheres são: ANORGASMA (dificuldades de alcançar o orgasmo), DISPAREUNIA (dor durante o ato sexual ou logo após), VAGINISMO (contração involuntária dos músculos da vagina que impedem a penetração), DSH (desejo sexual hipoactivo) AVERSÃO SEXUAL (sentimento de repulsa ao pensar ou forçar-se à um ato sexual).

No BRASIL, estima-se que 45% das mulheres em idade reprodutiva sofrem de uma ou mais disfunções sexuais, sendo que as causas podem ser de origem física, orgânica ou/e psíquicas (emocionais).

Fatores emocionais quase sempre estão presentes quando falamos de disfunções sexuais femininas. A dispareunia e o vaginismo por exemplo, resultam de uma “proteção inconsciente” do corpo, para que a mulher não sinta dor, seja ela física ou emocional.

As causas inconscientes podem surgir por vários motivos: crenças pessoais, criação repressora, experiência sexual prévia negativa, traumas de abuso ou violência sexual (principalmente na infância), assim como estados depressivos, ansiedade, estresse.

Muitas mulheres se culpam e se envergonham de sentir ou estar passando por uma dificuldade na sua sexualidade.

Por muitas vezes também são julgadas e culpadas pelo companheiro ou parceiro.

Mulher, não assuma uma culpa que não é sua, você não escolheu sentir o que sente. Busque ajuda!

Leave a Reply